Poemas da mulher TOTAL

1ª EDIÇÃO, 2017
50 exemplares artesanais & numerados
Capa em kraft pardo 40g, 16 páginas avulsas, coloridas, formato 19×12,5 cm em offset 150g.

 

Primeiro livro de autoria alheia editado e publicado por Baga Defente, Poemas da mulher TOTAL, de Jey Cassidy é um projeto peculiar. Nas palavras do editor;

 

“Conheci Jey em 2013, durante uma manifestação na Paulista. Estava sozinha, vinha do sul e seguiria pro norte. Nas horas seguintes, quanto mais me parecia uma velha conhecida, mais eu percebia que jamais a conheceria.

 

Já sentados num bar, ela me disse que escrevia, e tirou da mochila um saco de pão com alguns poemas batidos à máquina. Passamos a noite juntos e, pela manhã, perguntei se poderia fotografar seus poemas — inventei que estava montando uma editora e gostaria de publicá-los. ‘Fique com eles’, disse ela.

 

Pedi seu telefone, para acertar os detalhes da suposta publicação. Ela não possuía celular, endereço fixo e detestava redes sociais. Tinha um email, mas não o usava muito.

 

Conversamos poucas vezes por Skype — até escrevemos um poemas juntos, publicado em Pra estancar essa sangria — e, quando o livro de Jey finalmente ficou pronto, escrevi à ela pedindo um endereço para enviar alguns exemplares, mas até hoje não obtive resposta… talvez ela nem saiba que seus poemas foram publicado.”

 

O livro foi editado em formato fac-símile, ou seja, uma reprodução fiel ao original, vindo inclusive em sacos de papel kraft pardo. As diferenças são o acréscimo do título e da xilogravura, feita pela própria autora, enviada ao editor num dos poucos emails com resposta.

 

Foram feitos 50 exemplares, nunca oficialmente lançados ou divulgados, apenas expostos e vendidos em feiras.

 

 

 

Categoria
Artesanal, Poesia, Publicações