Oficine-se — Encontros Audiovisuais em Botucatu é um projeto que uniu teoria, prática e experiências relacionadas ao universo da produção audiovisual, propiciando um espaço de troca entre profissionais, iniciantes, curiosos e demais interessados no tema, visando estimular a reflexão e fomentar a produção independente de viés artístico, educativo ou mesmo comercial.

Realizado entre abril a agosto de 2018, na cidade de Botucatu, através do Proac Editais, Oficine-se dividiu-se em duas frentes: encontros e cineclube. Para os primeiros, durante seis meses trouxemos seis profissionais (um por mês) para falar de suas áreas de atuação, a saber: Roteiro, Produção, Direção, Fotografia, Áudio e Pós-Produção. Cada encontro foi composto por exibição e oficina. Assim, cada convidado exibia um filme de sua escolha seguido por um bate-papo com os presentes, apresentando tanto a si mesmo quanto sua proposta de trabalho para o dia seguinte, na oficina propriamente dita.

Já o cineclube trouxe exibições quinzenais, com uma curadoria variada e eclética,  sempre acompanhadas por um bate-papo após o filme, visando estimular o debate e a formação de público. Com a conclusão das ações propostas, dado o sucesso das sessões de cineclube, elas continuaram acontecendo de forma independente, constituindo assim o Cineclube Oficine-se, contando com o apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu para cessão do espaço para exibições. Foram 12 sessões dentro do projeto original e outras 40 feitas de forma independente, sendo essas interrompidas com a chegada da pandemia.

Nos slides você pode conferir um vídeo com registros das ações, exemplos de materiais de divulgação e alguns cartazes do cineclube, todos feitos por Baga Defente.

Category
Projeto Cultural
Tags
Cinema