Akangatu — a Palavra feita Forma foi um projeto criado por Baga Defente e realizado através de prêmio obtido no Proac Editais.
Entre abril e junho de 2018, durante 12 manhãs de sábado, promovemos cursos, oficinas e outras atividades ligadas à literatura na Biblioteca Municipal de Botucatu, todas com participação de público acima do esperado. O projeto foi duas vezes finalista Prêmio IPL Retratos da Leitura, na 3ª e 4ª edições da premiação, promovida pelo Instituto Pró-Livro.

O projeto foi concluído com um sarau, que acabou se desdobrando num projeto autônomo, o Sarau Akangatu.

Inicialmente realizado de forma independente, entre 2018 e 2019, o sarau teve sete edições realizadas em cafés, bares e praças. Em 2020, com a chegada da pandemia, passou a ser realizado de forma virtual, no formato de entrevista com autores seguido por câmera aberta para declamações do público, contando com apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu e do Instituto Jatobás, que através de seus editais, viabilizaram sete edições online que podem ser conferidas nesta playlist.

Nos slides acima você encontra um registro em vídeo e divulgações das ações do projeto original, além do vídeo de uma das edições na rua e alguns cartazes do sarau em suas versões presencial e online.

Projeto-xodó da casa, Akangatu ainda espera se manifestar como um festival literário em Botucatu.

Categoria
Poesia, Projeto Cultural