Três peças em ato único por Elias Pintanel e Johnny Faustino
Os livros desta trilogia, por mais curtos e singelos que possam parecer à primeira vista, são frutos de uma série de processos não apenas criativos, mas também burocráticos e editoriais que atravessaram os desafios característicos da produção artística e cultural no Brasil.
Realizados a partir da parceira com o NADA∴Studio Criativo e com o apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu, via Programa de Incentivo à Produção Artística (PIPA), esta trilogia dramática apresenta três peças em ato único por Elias Pintanel e Johnny Faustino.
A ação de Patagônia começa em um banco de uma pequena praça. Estamos em um hospital. O cenário ganha novas cores conforme as conversas revelam os medos, as esperanças e os segredos das personagens. O texto proporciona uma reflexão sobre vida, amor, perda e nascimento por meio de diálogos ricos — ora com humor, ora com profundidade — e, acima de tudo, humanos. Bem-vindo à Maternidade.
Em Cabo Polônio, estamos em uma sala de casa-acampamento em Cabo Polônio, Uruguai. A casa é modesta, cheia de móveis antigos, roupas, materiais de caça e pesca. Ricardo e Paulo se encontram frente ao luto e constroem uma narrativa tingida por revelações inesperadas e confrontos emocionais, conforme os irmãos mergulham no passado em busca de respostas. A peça questiona os limites da reconciliação e, principalmente, da confiança. Às vezes é difícil de engolir a carne do leão-marinho.
Formosa se passa em um modesto restaurante em Foz do Iguaçu/PR que serve PF a preço bem popular. Na frente do bar fica uma praça que tem alguns brinquedos para crianças. Conforme Lívia e Luiza discutem o destino de Clarinha, é possível notar o tensionamento entre liberdade e responsabilidade, amor e ressentimento. O diálogo revela um retrato sensível de dois mundos colidindo frente aos laços da família, questionando o futuro e a busca pela identidade. O garçom traz uma cerveja e dois pastéis.
A partir da parceria com Johnny Faustino, Elias expandiu sua prática de escrita, passando a explorar roteiros para cinema e dramaturgia surrealista, sempre em busca de desafiar seus próprios limites artísticos em projetos que investigam o encontro das palavras, as situações dramáticas e a interação com o público.
Este box contempla os três livros, cada qual com sua peça, e um material complementar com sugestões de atividades didáticas para Ensino Médio e Iniciação Teatral.